Depois do primeiro dia do Seminário Nacional Eco-Escolas 2013 a correr de forma tão intensa, e que já relatámos em Seminário Nacional Eco-Escolas 2013 (dia 1), o segundo dia começou com o painel dedicado às boas práticas dos municípios com Eco-Escolas, onde estiveram representadas as autarquias de Águeda, Santana, Póvoa do Lanhoso e a junta de freguesia de Agualva.

Depois de um pequeno intervalo, tivemos a possibilidade de ouvir o relato daquela que é a experiência vivenciada em Malta, com a conferência “Education for sustainability and Eco-schools in Malta” com Paul Pace da  Foundation for Environmental Education (FEE) de Malta, seguido de um outro painel dedicado a projetos em educação para o desenvolvimento sustentável, de parceiros Eco-Escolas, dos quais destacamos o projeto “Prevenção e Controlo do Tabagismo”, do Instituto de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que culminará com a International Conference on Tobacco Prevention and Control’13, a ter lugar em novembro na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, a nossa Eco-Escola ESTeSL.

O almoço, tal como havia acontecido no dia anterior, teve lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, uma instituição de ensino integrada na Universidade de Aveiro, e que por estes dias, aquando do almoço, acolheu os cerca de 400 participantes no Seminário Nacional Eco-Escolas 2013.

À tarde foram apresentados os projetos para a rede Eco-Escolas, sendo que a Eco-Escola ESTeSL já garantiu a sua inscrição nalguns deles. Foi também neste painel que se aludiu aos recursos associados à Plataforma Eco-Escolas e se fez um resumo da participação portuguesa no World Days of Action 2012. O dia viria a terminar com as boas práticas em Eco-Escolas, das quais destacamos a Escola Secundária Abel Salazar (Matosinhos) e a Escola Básica Fernando Caldeira (Águeda).

Domingo viria a ser dedicado à visita ao concelho de Águeda onde inicialmente estava previsto um percurso pedestre até à Pateira de Fermentelos mas que por razões meteorológicas acabou por ser substituído pelo Trilho da Aldeia.

Para finalizar, podemos adiantar-vos que a viagem de regresso correu na perfeição e o Carpool ESTeSL garantiu boleia a alguns colegas coordenadores do Programa Eco-Escolas nas respetivas instituições de ensino que, tal como nós, marcaram presença em Águeda no Seminário Nacional Eco-Escolas 2013. Falamos da Maria José Martins do Centro Educativo Navarro de Paiva (Lisboa), da Maria João Nogueira da Escola EB 2,3 Luísa Todi (Setúbal), do Carlos Gomes da Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada) e do Giovanni Giorgetti, estudante do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Ambiental, da Universidade da Madeira, que por estes dias irá iniciar o seu estágio curricular na Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e que entretanto integrou o staff que garantiu que todo o evento corresse da melhor forma possível.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias