Foi no passado fim-de-semana, dias 16 e 17 de novembro, que teve lugar em Arouca, o Seminário Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente 2013. Este ano, pela primeira vez, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) marcou presença naquele evento, com uma comitiva composta por quatro estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental (Ana Cambão, Henrique Joaquim, Joana Pinto e Raquel Fontes), em representação da turma de primeiro ano (ano letivo 2012/2013) e um docente da área científica mais predominante e coordenador do Programa Eco-Escolas na ESTeSL (Vítor Manteigas). Esta participação surgiu na sequência da participação no Eco-Repórter da Energia 2013, que viria a culminar com atribuição do primeiro lugar naquele desafio, na categoria de vídeo-reportagem.

Jovens Repórteres para o Ambiente da ESTeSL marcam presença em Arouca

Depois da saída de Lisboa, pelas 6h30m de sábado, rumou-se até Arouca em carpool (partilha de viatura). Para além do poster que foi apresentado, onde se evidenciou o projeto de investigação associado à reportagem (a pegada ecológica e os consumos energéticos na ESTeSL), em detrimento da reportagem propriamente dita, cada um dos elementos do grupo participou em grupos de trabalho distintos que culminaram na preparação de um artigo de índole jornalística e de uma fotorreportagem, associados às visitas que tiveram lugar na tarde de sábado. As visitas ao Geoparque de Arouca, realizadas em simultâneo, foram: (i) Serra da Freita e a Casa das Pedras Parideiras; (ii) As Trilobites Gigantes de Canelas; (iii) Rio Paiva: Biodiversidade e Desportos de Águas Bravas; (iv) Percurso Pedestre Caminhos do Sol Nascente (parte do percurso) – Biodiversidade, Floresta e Paisagem; e (v) Uma Questão de Fé e Geologia, este último exclusivo para os professores participantes. Ao fim do dia, ainda antes do jantar, os artigos e as fotorreportagens começaram a ganhar forma para que, já no dia seguinte, viessem a ser apresentadas.

Na manhã de domingo, depois das comunicações de João Cosme (fotógrafo de natureza e vida selvagem), de Pedro Coelho (fundador da Manual de Fantasia) e a entrevista via Skype, a Philippe Saugier, fundador do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente, a ESTeSL foi convidada a apresentar a sua reportagem do desafio Eco-Repórter da Energia 2013, onde foi explicitado o processo desenvolvido em contexto de sala de aula, a discussão pública dos resultados individuais da pegada ecológica de cada um dos estudantes, a estruturação do guião da reportagem, a recolha de imagens e a respetiva edição.

Ao fim da tarde de domingo, de regresso a Lisboa, e depois de um fim-de-semana intenso, a ESTeSL acabou por trazer na bagagem um primeiro lugar, ex-aequo, no concurso de fotografia, na categoria de professores. Não deixem de ver o álbum “Jovens Repórteres para o Ambiente” respeitante a esta participação.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Maio 2019
S T Q Q S S D
« Abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Categorias