Uma Política Ambiental deve ser entendida como o conjunto das grandes linhas de orientação estabelecidas pela direcção de topo de uma organização, de forma a definir aquele que se perspectiva vir a ser o seu “trilho ambiental”.

Este caminho deve ser explicitado de forma objectiva num documento aprovado pela gestão de topo – a Política Ambiental, para dessa forma evidenciar o seu compromisso e empenho em exercer as suas actividades com respeito pelo ambiente.

Neste documento devem constar explicitamente e de forma cumulativa uma série de compromissos, nomeadamente: (i) de prevenção da poluição; (ii) de melhoria contínua; e (iii) de cumprimento da legislação ambiental.

Assim, e porque nenhuma organização, nomeadamente as de ensino superior, se podem alhear daquele que deve ser o seu papel para uma sociedade participativa e com responsabilidades no garante do desenvolvimento sustentável, também a ESTeSL definiu e torna pública a sua Política Ambiental.

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), integrada no Instituto Politécnico de Lisboa e sedeada no Parque das Nações, tem como missão a excelência do ensino, da investigação e da prestação de serviços no âmbito das ciências da saúde.

A ESTeSL apresenta um conceito de Escola diferenciador, assente numa visão e abordagem multidisciplinar, firmando os seus pilares na promoção dos valores da ética e da cidadania.

No desenvolvimento da sua missão e na observância dos princípios das políticas de ambiente e sustentabilidade, a ESTeSL e a sua comunidade académica comprometem-se a:

  • Promover a melhoria contínua do desempenho ambiental, perspectivando sempre a prevenção da poluição e a promoção da utilização sustentável dos recursos ambientais;
  • Minimizar a produção de resíduos através de medidas de redução, reutilização e reciclagem de materiais e equipamentos;
  • Cumprir os preceitos legais aplicáveis e demais requisitos considerados relevantes, associados às questões ambientais;
  • Integrar práticas de eco-gestão nas actividades dos vários serviços e departamentos, assim como na gestão dos espaços comuns da ESTeSL com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, fomentando a melhoria contínua do seu desempenho ambiental e sustentabilidade;
  • Promover a consciencialização e o envolvimento de toda a população académica e comunidade envolvente, assim como promover o compromisso de outras entidades que coexistem nas instalações da ESTeSL, para com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

Um Comentário to “Política Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa”

  • Amadeu Ferro diz:

    A ESTeSL somos nós, por isso se todos colaborarmos podemos mudar para uma política mais saudável e ambientalmente mais correcta.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Setembro 2018
S T Q Q S S D
« Ago    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Categorias
Parceiros