Disponível para consulta na Biblioteca da ESTeSL a partir de 05.06.2011

O livro “Ambiente uma Questão de Ética” integra a Colecção Gulbenkian Ambiente e encontra-se disponível para consulta, desde hoje, Dia Mundial do Ambiente, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

O texto que a seguir vos deixamos, a propósito deste título, foi retirado da Esfera do Caos, editora responsável pela publicação dos livros da Colecção Gulbenkian Ambiente.

A aldeia global em que vivemos oferece-nos, quase todos os dias, o espectáculo trágico de um imparável cortejo de múltiplas catástrofes. Ainda assim, a desflorestação prossegue, a ero­são dos solos aumenta, o ar e as águas apresen­tam níveis de poluição crescentes, a biodiversi­dade diminui dia após dia, o número de espé­cies extintas ou em vias de extinção engrossa dramaticamente, as alterações climá­ticas indu­zidas pela pressão antropogénica colocam em risco a vida na Terra.
Os jornais e a televisão dizem-nos que enquanto milhões de pessoas morrem à fome todos os anos, no lado rico do planeta biliões de animais são mortos em cada dia, para serem transfor­mados em bifes, peles, adornos, medicamentos, cobaias. E que grandes extensões de florestas virgens são destruídas diariamente para construir estradas, vias-férreas, complexos industriais e obter matérias primas. No ponto em que as coisas estão, um simples abanar da cabeça, ou uma interjeição pontual de irritação é pouco. O que se passa em redor é claramente errado e imoral. Por isso, o nada fazer não será também pouco moral?

O que este livro procura mostrar é que a crise ecológica é, em essência, uma crise de valores que afecta o modo com o Homem se relaciona com o seu mundo natural. Neste sentido, defende-se que a crise ambiental é também, por isso, a crise do humano, procurando mostrar que o respeito e a consideração por essa terra que dá a vida, é condição fundamental para o respeito e para o equilíbrio do ser humano consigo mesmo. A ameaça global interpela-nos para a urgência de repensar a nossa relação com o mundo natural e de recolocar noutros termos o  pensar e o agir, de acordo com os valores do respeito, sabedoria, prudência e responsabilidade.

SOBRE A AUTORA:
Maria José Varandas. Licenciada em Filosofia e Mestre em Filosofia da Natureza e do Ambiente. Investigadora do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (ética e valores). Vice-Presi­dente da Sociedade de Ética Ambiental. Publicou diversos artigos em revistas e obras colecti­vas na área da «ética, cidadania e ambiente». Autora das seguintes obras: O Valor do Mundo Natural (2003); Vida: propriedade do Organismo ou do Planeta? (2004); Éticas e Políticas Ambientais (2004, com Cristina Beckert); Gaia: Para uma aliança com a Terra (2009).

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Abril 2019
S T Q Q S S D
« Mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Categorias