Hoje foi um dia particularmente intenso!
Durante toda a tarde, a empresa Renascimento, operador licenciado para os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) que trabalha com a entidade gestora daquele fluxo de resíduos, a ERP Portugal, esteve connosco a garantir a recolha e encaminhamento adequado das toneladas (admitimos serem toneladas!) que fomos acumulando ao longo de todo o ano.

Geração Depositrão (recolha de REEE por operador licenciado)

Para além da participação na atividade de recolha da Geração Depositrão, garantimos também a participação numa das atividades criativas propostas (reportagem fotográfica sobre o Depositrão e/ou reciclagem de REEE e pilhas na comunidade) destinada ao ensino secundário/profissional e superior.

A fotorreportagem, realizada no âmbito da unidade curricular de Gestão de Resíduos do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) foi enquadrada pela abordagem teórica dos fluxos específicos de resíduos, nomeadamente os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e o segmento de pilhas e acumuladores portáteis.
A recolha de imagens pretende retratar aquela que é a gestão assumida pela ESTeSL para o tipo de resíduos pelos quais a ERP Portugal é uma das entidades gestoras.
Quando os equipamentos elétricos e eletrónicos usados na escola são considerados resíduos (em particular os equipamentos informáticos), procede-se à sua desmontagem pelos funcionários da empresa prestadora de serviços responsável pela instalação e manutenção do parque informático, para que alguns componentes ainda em funcionamento possam vir a ser reutilizados (fotografia 1).
Posteriormente, todos os REEE são acondicionados em local específico até à posterior recolha por operador licenciado e encaminhamento para tratamento adequado, nomeadamente a reciclagem (fotografia 2).
Para além dos resíduos produzidos diretamente pela ESTeSL, toda a comunidade académica (funcionários docentes, não docentes e estudantes), são desafiados a fazer uso do Depositrão para a deposição dos seus próprios REEE (fotografia 3).
Posteriormente, e após formalização do processo junto da entidade gestora (ERP Portugal), os REEE são recolhidos pela empresa Renascimento, operador licenciado para este tipo de resíduos, e encaminhados para reciclagem (fotografia 4).
Atendendo à parceria estabelecida com a Operação Nariz Vermelho, considerou-se relevante enfatizar aquela que é a sua missão, simbolizada pelo vermelho do Depositrão e pelo “Nariz Vermelho” que marca presença nas restantes fotografias da fotorreportagem.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Julho 2017
S T Q Q S S D
« Jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Categorias
Parceiros