Disponível para consulta na Biblioteca da ESTeSL a partir de 23.04.2011

O livro “A Paisagem de Terras do Demo” integra a Colecção Gulbenkian Ambiente e encontra-se disponível para consulta, desde hoje, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

O texto que a seguir vos deixamos, a propósito deste título, foi retirado da Esfera do Caos, editora responsável pela publicação dos livros da Colecção Gulbenkian Ambiente.

Através da análise dos textos de Aquilino Ribeiro, esta obra visa aprofundar a ligação entre a paisagem e a sua representação literária, e avaliar os conteú­dos que testemunham a ocupação do terri­tório, a diversidade bioló­gica e a relação do Homem com a Natureza. Transpostas para o território, as paisagens lite­rárias podem potenciar a preservação da diversi­dade, coerên­cia e identidade.

A paisagem é uma realidade complexa e dinâmica que resulta das diferentes características do espaço biofísico, da evolução natural dos sistemas ecológicos e das alterações que o Homem lhe introdu­ziu ao longo da História. A combinação destes factores gera a sua diversidade.

A pai­sagem, que se apresenta como um mosaico de usos do solo, é também um mosaico de ideias, objec­tivos, práticas e vivências de quoti­dianos anteriores, assimilados na cultura local. Entre as serras da Nave e da Lapa, num território designado Terras do Demo por Aquilino Ribeiro, encontramos um itinerário de reflexão sobre a paisagem local, em que a obra do mestre é charneira e catalisador.

Através da sua paisagem literária chegam-nos memórias de dife­rentes épocas e de diferentes histórias de vida que parece indispensável conhe­cer, compreender e considerar para o ordena­mento do territó­rio.
Este livro mostra-nos como a Literatura pode ser uma fonte de informação sobre as paisagens do passado e um elemento a ter em conta na protecção e valorização da paisagem actual.

SOBRE A AUTORA:
Ana Isabel Queiroz. Licenciada em Biologia (Universidade de Lisboa), Mestre em Etolo­gia (ISPA) e Doutorada em Arquitectura Paisagista (Universidade do Porto). Investigadora do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Facul­dade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Autora do livro Zoo-histórias de Portugal (Gradiva, 1992). O seu interesse pela expressão criativa, mormente pela que encontra a sua matéria-prima nas palavras, anda a par com o seu interesse pela Natureza.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias