No passado mês de março já vos havíamos dado conta da eventual participação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) na atividade Sim, criar uma árvore dá frutos!, promovida pela Compal® (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak® em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e que visa chamar a atenção para a importância de deposição das embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC® constante das embalagens de um litro da Tetra Pak®, utilizadas pela marca Compal®.

E assim foi…

A construção da árvore decorreu de um desafio lançado aos estudantes do curso de licenciatura em Saúde Ambiental da ESTeSL, no âmbito da unidade curricular de Saúde Ambiental do primeiro ano, segundo semestre, onde foi abordado o tema “Florestas”, associado aos conteúdos “Recursos Naturais”.

Foi apresentado como requisito a utilização de materiais reciclados sendo que se deveria fazer uso exclusivo de embalagens Tetra Pak®, com especial relevância para as embalagens Compal® e sempre que possível com a sigla FSC® (Forest Stewardship Council®), tendo-lhes sido explicitado que as embalagens certificadas pelo  FSC®, pressupõem a utilização de matérias primas com origem em fontes responsáveis e que ao fazerem uso deste tipo de embalagens estão a apoiar a gestão florestal responsável no mundo.

Nesse sentido, os estudantes mobilizaram-se na tentativa de angariar materiais passíveis de virem a ser utilizados na construção da árvore que viria a ser a segunda árvore da espécie TetraPakis ESTeSLiana, um espécimen originário de regiões com altas taxas de reciclagem e cujas florestas são exploradas de forma sustentável. O primeiro espécimen havia sido “plantado” no ano de 2011.

Reutilizou-se um cabide antigo, como suporte para toda a árvore. Os ramos foram feitos a partir de desperdícios de tubos de atividades de construção civil. Utilizaram-se embalagens Compal® para recriar os frutos (embalagens de 200ml para os frutos “verdes” e embalagens de  1 litro com o selo FSC® para os frutos “maduros”). Os ninhos, feitos a partir de embalagens também elas Tetra Pak® certificadas FSC® e forradas com palha e aparas de madeira, simbolizam a importância das florestas para a biodiversidade animal.

Além dos materiais recolhidos pelos estudantes, muitas das embalagens Tetra Pak® foram recolhidas e entregues à ESTeSL, para a construção da TetraPakis ESTeSLiana, pelos alunos que frequentam as Atividades Extra Curriculares da EB1 n.º4 de São João da Talha, a quem deixamos o nosso agradecimento formal.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Abril 2019
S T Q Q S S D
« Mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
Categorias