Disponível para consulta na Biblioteca da ESTeSL a partir de 29.05.2011

O livro “Alterações Climáticas e Desenvolvimento Limpo – Cooperação entre Portugal e os PALOP” integra a Colecção Gulbenkian Ambiente e encontra-se disponível para consulta, desde hoje, Dia Internacional da Energia, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

O texto que a seguir vos deixamos, a propósito deste título, foi retirado da Esfera do Caos, editora responsável pela publicação dos livros da Colecção Gulbenkian Ambiente.

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO LIMPO COOPERAÇÃO ENTRE PORTUGAL E OS PALOP

Desenvolvimento Sustentável. Desenvolvimento Limpo. Continuar a crescer sem extinguir as bases da sobrevivência humana no planeta e sem reti­rar aos países mais pobres a possibilidade de terem uma vida melhor, tanto mais que pouco contribuíram para a crise ambiental global.
Esta parece ser uma ideia bastante promissora! Mas até que ponto é que o «Desenvolvimento Limpo» ― mecanismo do Protocolo de Quioto que pretende favorecer os menos desenvolvidos e os poluidores ao mesmo tempo ― faz realmente o que apregoa? Faz crescer os mercados, ajuda os mais pobres e salva o planeta, em simultâneo?
Focado no caso português e na sua estratégia de cooperação internacional, dando destaque à coo­peração com os PALOP, este livro surge no rescaldo da Cimeira de Copenhaga e ajuda a reflectir sobre o que devemos mudar para reciclar Quioto, a começar pelo «Desenvol­vimento Limpo».

O combate às alterações climáticas tem de ser conciliado com o crescimento económico, porque a comunidade internacional não aceitaria outra perspectiva. Neste contexto, qual o lugar dos mais pobres, aqueles que continuam a aspirar a uma vida melhor, com maior consumo de recursos e naturalmente mais emissões de carbono? Por que razão África, o continente mais carenciado, continua quase ausente dos projectos de Desenvolvimento Limpo? Partindo do exemplo de Portugal e das políticas de cooperação com os PALOP, este livro procura lançar alguma luz sobre as contradições deste modelo e encontrar pistas para o futuro.

SOBRE A AUTORA:
Carla Gomes nasceu nos Açores. Licenciou-se em Comunicação Social em Setúbal e fez o Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais na Universidade de Aveiro. Como jornalista, escreveu em diversas publicações generalistas e especializadas, como os jornais Quercus Ambiente e Água & Ambiente, tendo participado ainda em projectos como a publicação internacional Green China e o livro Quercus: 20 Anos. Colabora desde 2007 com a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo na área da comunicação. Nos últimos anos fez investigação em torno das Alterações Climáticas e da Cooperação para o Desenvolvimento.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias