Disponível para consulta na Biblioteca da ESTeSL a partir de 09.05.2011

O livro ”O Desafio Global – Como enfrentar as alterações Climáticas cirando uma nova Era de Progresso e Prosperidade” integra a Colecção Gulbenkian Ambiente e encontra-se disponível para consulta, desde hoje, Dia da Europa e da União Europeia, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

O texto que a seguir vos deixamos, a propósito deste título, foi retirado da Esfera do Caos, editora responsável pela publicação dos livros da Colecção Gulbenkian Ambiente.

Como enfrentar as Alterações Climáticas criando uma nova Era de Progresso e Prosperidade.

O Relatório Stern estabeleceu os alicerces da teoria económica sobre as alterações climáticas. Este livro explica o que deve ser feito para que a maior das ameaças seja afinal uma oportunidade.Graças ao monumental trabalho de Sir Nicholas Stern, as alterações climáticas entraram na agenda dos mais importantes decisores económicos e políticos do planeta. O livro que agora se publica, muito aguardado desde 2006, actualiza e torna acessíveis ao leitor comum as teses e as conclusões do Relatório Stern.

 

É ainda possível transformar esta gigantesca ameaça ― o aquecimento global e as alterações climáticas ― numa oportunidade ímpar: corrigindo falhas de mercado, definindo novas políticas públicas, ultrapassando a crise económica e financeira em que estamos mergulhados, combatendo a pobreza e abrindo um novo caminho para o desenvolvimento e para a prosperidade.

SOBRE O AUTOR:
Nicholas Stern. Autor do Relatório Stern (Stern Review, 2006) sobre a eco­nomia das alterações climáticas. Professor da London School of Economics (I.G. Patel Chair) e Professor Convidado da Universi­dade de Oxford (Nuffield College). Presidente do Grantham Research Institute on Climate Change and the Environment. Conselheiro especial do Presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (1994-1999). Vice-Presidente e Economista-Chefe do Banco Mundial (2000-2003), onde substituiu Joseph Stiglitz. Consultor do governo britâ­nico e da Comissão Europeia para as Alterações Climáticas e Desenvolvimento. Juntamente com Al Gore, será provavelmente a mais influente das personalidades que actualmente se dedicam ao desafio das alterações climáticas. As suas palavras são lidas e ouvi­das atentamente por líderes políticos, empresá­rios, economistas, académicos e jorna­listas especializados em assuntos económicos e ambientais.

“Este livro fala-nos do desafio essencial que temos de enfrentar se quisermos merecer o futuro. Um desafio que vai alterar todos os domí­nios da nossa existência. Desde o sistema das relações interna­cionais e o modo como os países se relacionam em termos de poder e interesses, até aos gestos aparentemente mais insignificantes da existência de cada um, como as deslocações e os actos do consumo quotidiano. Este livro fala-nos da encruzilhada a que a humanidade chegou. De um lado temos o caminho fácil, que nos conduzirá ao colapso. Do outro, uma estratégia difícil e arrojada, para todos e para cada um, que salvará a história, permitindo, para a civilização humana neste planeta, um salto em frente de proporções ainda impossíveis de determinar.”, Viriato Soromenho-Marques, in Prefácio à edição portuguesa.

Deixe um Comentário




Introduza o seu e-mail


Novembro 2019
S T Q Q S S D
« Jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Categorias